Você se preocupa com a sua segurança na Internet? E a sua privacidade? Sabia que, por mais que você esteja em uma navegação anônima, sempre existe uma maneira de rastrearem o que você faz? A maioria dos grandes sites tem acesso a todo o seu histórico no momento em que você entra neles. O Facebook Em português Ouro No ranking semanal é um exemplo disso: enquanto você estiver logado, ele vai saber o que você faz, mesmo que você feche a janela de navegação, mas não faça o logout do site.
Mesmo assim, é possível acabar de vez com esse problema e ativar a opção "não rastrear" em seus navegadores favoritos. Veja abaixo como manter a sua privacidade nos maiores navegadores da Internet.
E se você quiser saber como limpar seu histórico, veja nossa matéria sobre como apagar o histórico do seu navegador.
Google Chrome 24 Em português Ouro No ranking semanal
O Google Chrome é talvez o mais polêmico dessa lista, já que é o único dos grandes navegadores que não possui a opção "não rastrear" nativamente no novo sistema da Microsoft, o Windows 8. Mas é possível ativar manualmente essa opção no navegador. Basta seguir os passos abaixo:
1. No seu navegador, clique no ícone de ferramenta e vá em "Configurações";
2. Na nova janela, vá até o fim das opções e clique em "Mostrar configurações avançadas...";
3. Mais opções vão aparecer na mesma tela. Procure em "Privacidade" pela opção "Enviar uma solicitação para 'Não rastrear' com seu tráfego de navegação" e marque-a;
4. Uma janela vai aparecer, com um aviso sobre as consequências dessa escolha. Clique em "OK".
Obs.: Você agora pode navegar com maior privacidade no seu navegador. Mas lembre-se que o Chrome é da empresa Google. Logo, tudo aquilo que você fizer, mesmo em uma navegação privada, pode ser enviado para eles.
Mozilla Firefox 19 Em português Ouro No ranking semanal
No Firefox, é muito simples impedir o rastreamento. Basta seguir dois passos:
1. Vá em "Ferramentas" e clique em "Opções";
2. Na nova janela, clique na aba "Privacidade" e selecione a opção "Notificar aos sites que não desejo ser rastreado".
Internet Explorer 9 Em português Ouro
A opção de não rastreamento não existe no navegador da Microsoft, mas será padrão na nova versão, o Internet Explorer 10, disponível para Windows 8. O sistema operacional também permite que Firefox, Opera e Safari usem essa opção. A única exceção é realmente o Google Chrome.
Opera Em português Ouro
Esse navegador, assim com o Firefox, permite facilmente que você aumente a sua privacidade. Para isso, faça o seguinte:
1. Clique no ícone do Opera no navegador e vá em "Configurações" e depois clique em "Preferências...";
2. Na janela que abrir, clique na aba "Avançado" e depois em "Segurança" na barra da esquerda. Selecione a opção "Notificar aos sites que não desejo ser rastreado";
Safari 5 Em português Ouro
O navegador da Apple tem um problema: não deixa muito claro aos usuários se eles realmente estão desabilitando o serviço de rastreamento. Isso porque usam outras palavras, que podem confundir usuários que não estão acostumados. Mas não se preocupe, é muito simples arrumar esse problema. Siga o tutorial abaixo:
1. Clique no ícone de ferramentas do Safari e vá em "Preferências...";
2. Na janela que abrir, vá na aba "Privacidade" e, na área "Limitar o acesso de sites aos serviços de localização", selecione "Negar sem avisar";
Alternativa: use o Tor Browser Ouro
Se você realmente se preocupa com privacidade, uma das únicas maneiras de não ser rastreado e não manter histórico é com o Tor. Ele é um programa que funciona a partir de um grande conjunto de servidores mantidos por usuários. Ele também elimina a censura de conteúdos, o que permite que você veja virtualmente qualquer coisa disponível na web.
O lado bom é que não é preciso instalá-lo e ele pode ser executado a partir de um Pen drive. Por isso, você pode entrar na Internet a partir de qualquer computador e nunca deixar rastros seus nele. Isso porque o Tor tem seu próprio navegador, o que garante anonimato total enquanto você o usa.
O único problema é que esse aplicativo é muito lento, por isso exige paciência. Mas é o preço que se paga por tentar burlar o sistema da máquina que você está usando e manter-se anônimo por completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente nao custa nada